domingo, 24 de agosto de 2008


O Lixo, ou sobras, como preferimos chamar esse material, é uma preocupação para muitas pessoas hoje em dia. Para nós, mais do que uma preocupação é uma OCUPAÇÃO.
Usar garrafas PET na construção de casas é uma alternativa que encontramos para dar uma finalidade a todo esse material usado indiscriminadamente pela sociedade de consumo. Melhor para a saúde do planeta seria que as pessoas diminuíssem o consumo de refrigerantes, que os refrigerantes fossem embalados em garrafas de vidro. Que as garrafas PET fossem 100% recicladas.
Como nada disso ainda é possível, apresentamos a CONSTRUÇÃO ALTERNATIVA COM GARRAFAS PET como uma das tantas sugestões possíveis para colaborar com o equilíbrio do meio ambiente do qual fazemos parte.

Desde sempre todas as pessoas tiveram a necessidade de construir suas moradias. Muito antes que existisse a engenharia e a arquitetura como ciência, muito antes que existisse a construção civil como indústria e comércio de materiais, as pessoas já faziam suas casas. As técnicas (adobe, estuque, sapê...) e os materiais (madeira, terra, esterco de cavalo, palha de trigo, pasto seco, óleo de baleia) variavam conforme a região e o que havia disponível no local.
Hoje em dia, além de todas as opções que o comércio e a indústria da construção civil convencional dispõe, temos outros tipos de materiais alternativos, considerados comumente como lixo, mas totalmente reutilizáveis e recicláveis: garrafas PET, arame farpado usado, embalagens tetra pak (caixas de leite), papelão, sacos plásticos são alguns deles. Com tudo isso se pode fazer paredes, piso, forros, aquecedores solares, etc.
Rebocando...

Técnica de encofrado

Simples, leve, fácil!!!


Obra realizada por companheiros em Santa Catarina: casa de 3 pisos feita com técnicas alternativas, garrafas PET em lugar de tijolos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei bárbara a idéia e estou interessada em fazer um muro com garrafas pet. Seria possível dizer aonde fica esta casa para que eu possa conhece-la? Também tenho interesse em conversar sobre dados técnicos para aplicar na construção do muro que quero construir. Meu e-mail de contato é simonilopes@uol.com.br Aguardo contato. Muito oibrigada e parabéns pela coragem de fazer! Abraço, Carla Simoni

Unknown disse...

Tenho muito interesse nessa idéia. Faço engenharia ambiental na Universidade Federal de Goiás e gostaria de ter mais informações sobre essas construções com garrafa pet. Preciso de dados sobre a eficiência para embasar algum tipo de pesquisa. Entre em contato se puder.

Casa de Garrafa PET disse...

Amigo N:
Tu sabes ler em espanhol?
É que temos um outro blog, http://casadebotellasdepet.blogspot.com/, que está sendo constantemente atualizado. Te peço que dê uma olhadinha lá. Também podes mandar um email para tallerdelatribu@adinet.com.uy para que fiquemos com o teu endereço e possamos intercambiar informaçoes.
Abraciclados!
La Tribu